Topo

EUA recomendam que mulher com zika espere 2 meses para engravidar

25/03/2016 16h44

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos emitiu orientações nesta sexta-feira recomendando que homens e mulheres expostos ao vírus da zika esperem antes de engravidar.

Mulheres diagnosticadas com zika devem esperar pelo menos oito semanas após o início dos sintomas antes de tentarem engravidar, enquanto os homens devem esperar pelo menos seis meses, recomendaram as autoridades de saúde.

Tanto homens quanto mulheres que foram possivelmente expostos ao vírus devem esperar pelo menos oito semanas antes de tentarem a concepção, apontam as diretrizes.

O vírus da zika tem sido associado a um pico de microcefalia -- um defeito de nascença raro -- no Brasil.

"Evidências crescentes sustentam uma ligação entre zika e microcefalia, um defeito de nascença que é um sinal de desenvolvimento incompleto do cérebro, e possivelmente outros problemas, tais como o aborto", disse a doutora Denise Jamieson, especialista do CDC em defeitos a gravidez e parto, a repórteres durante uma teleconferência na sexta-feira.

As autoridades de saúde destacaram que as recomendações foram baseadas em dados limitados sobre a persistência do vírus da zika no sangue e no sêmen.

"Infelizmente, ainda há muita coisa que não sabemos", disse a especialista do CDC, acrescentando que as recomendações vão continuar a evoluir à medida que se aprende mais sobre o vírus.

Em áreas com zika

Para as pessoas que vivem em áreas com surto de zika, como o Brasil, o CDC sugeriu aos casais a adiarem a gravidez por completo, e instou os médicos a informarem os pacientes sobre os riscos de exposição durante a gravidez.

O Brasil confirmou mais de 900 casos de microcefalia e considera que a maior parte deles estão relacionados a infecções causadas pelo vírus da zika nas mães. O país está investigando outros cerca de 4.300 casos suspeitos de microcefalia.