Topo

Reino Unido vacina 200 mil por dia e caminha para cumprir meta, diz secretário

9.dez.2020 - Margaret Keenan, 91, foi a primeira pessoa a receber a vacina da Pfizer/BioNTech no Reino Unido - Jonny Weeks/Pool/AFP
9.dez.2020 - Margaret Keenan, 91, foi a primeira pessoa a receber a vacina da Pfizer/BioNTech no Reino Unido Imagem: Jonny Weeks/Pool/AFP

10/01/2021 15h15

Por Paul Sandle

LONDRES (Reuters) - O Reino Unido está a caminho de vacinar os mais vulneráveis contra a Covid-19 até meados de fevereiro e de oferecer uma dose para todo adulto do país até o outono do hemisfério norte, com cerca de 2 milhões de pessoas já tendo recebido a primeira dose, afirmou o secretário de Saúde britânico neste domingo.

"Na última semana, vacinamos mais pessoas do que em dezembro inteiro, então estamos acelerando o processo", disse Matt Hancock à BBC TV.

O Reino Unido está lutando contra a disparada no número de infecções, mas deposita suas esperanças na imunização rápida para iniciar o retorno a algum grau de normalidade até a primavera.

Hancock disse que cerca de 2 milhões de pessoas já receberam a primeira dose da vacina da Pfizer-BioNTech ou da Oxford-AstraZeneca.

"Nós agora vacinamos cerca de um terço de todos com mais de 80 anos, então estamos progredindo muito, muito bem", disse.

Para que o governo cumpra sua meta de vacinar mais de 14 milhões de pessoas até meados de fevereiro, abrangendo as pessoas com mais de 70 anos, pessoas com condições clínicas de vulnerabilidade - mais velhos ou com condições pré-existentes - e profissionais de Saúde ou de Assistência Social, será preciso aplicar 2 milhões de doses por semana.

A taxa atual é de cerca de 200.000 por dia, disse Hancock.