Aimará boliviano de 123 anos pode ser homem mais velho do mundo
Carmelo Flores Laura, um senhor aimará muito pobre, morador de um povoado andino da Bolívia, diz ter 123 anos, o que pode lhe garantir o título de pessoa mais velha do mundo, informaram autoridades que analisam seus registros de nascimento.
Em entrevista a uma emissora de TV local, Flores Laura garantiu ter nascido em 16 de julho de 1890, o que motivou uma comissão do governo de La Paz a procurá-lo, na localidade de Frasquía. O povoado fica perto do Lago Titicaca.
"Vimos o senhor [Flores Laura] e vamos verificar sua idade com a certificação de seus documentos no SEGIP (Serviço Geral de Identificação Pessoal)", anunciou o secretário de Desenvolvimento Social do departamento de La Paz, Hilario Calizaya.
O governo enviou à AFP uma cópia dos documentos que o sr. Flores entregou ao órgão. Os documentos são uma cópia da carteira de identidade, concedida pela Polícia de Identificações, e uma certidão de nascimento do Registro Civil. Os documentos mostram que ele realmente nasceu em 16 de julho de 1890.
Se a informação estiver correta, será dado início ao processo "para incluí-lo no livro Guiness dos Recordes" como o homem mais velho do mundo.
Hoje, o título pertence ao espanhol Salustiano Sánchez Blázquez, que mora em Nova York, com 112 anos.
O governo de La Paz informou que também fará outras ações para ajudar Carmelo, que é muito pobre e mora com o único dos três filhos ainda vivo.
De acordo com o canal boliviano Red Uno, ele teve três filhos, 16 netos e 39 bisnetos. A alimentação teria sido fundamental para uma vida tão longa.
"Antes não tinha cereal moído, nem macarrão, preparava alimento de cevada, e comia carne de gambá", contou o senhor à rede de TV, com a ajuda de um intérprete, já que ele fala apenas em aimará.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.