Venezuela entra para o Guinness por fenômeno natural
A organização Guinness World Record entregou na terça-feira um certificado a Venezuela como reconhecimento ao Relâmpago de Catatumbo, fenômeno natural que gera muitas tempestades elétricas no estado de Zulia (oeste), por registrar a "maior concentração de relâmpagos" do mundo.
Johanna Hessling, representante da instituição internacional, afirmou que o reconhecimento se deve à "maior concentração de relâmpagos (que ocorre) no Catatumbo, na Venezuela, sobre a boca do Rio de Catatumbo, quando entra no lago de Maracaibo".
De acordo com a estatal Agência Venezuelana de Notícias, no Catatumbo são registrados no máximo "um milhão 176 relâmpagos por ano (equivalente a 250 relâmpagos por quilômetro quadrado)". Segundo a agência, acontecem até 60 raios por minuto.
Inicialmente, havia sido anunciado que eram 20.000 relâmpagos por hora, com o máximo de 60 por minuto, o que somaria até 3.600.
O fenômeno se manifesta como um ciclo de tempestades elétricas que acontecem da noite e até a madrugada entre os meses de abril e novembro em Congo Mirador, um vilarejo de pescadores ao sul do Lago de Maracaibo, no estado de Zulia, segundo a mesma fonte.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.