Topo

Urso pardo é abatido em escola na Rússia

Em Moscou

14/10/2015 15h44

Um urso pardo aparentemente faminto foi abatido pela polícia russa em um colégio após ter dado uma volta por um centro comercial em Jabarovsk, no extremo oriente russo, o que causou a indignação das associações defensoras dos animais.

Nas imagens das câmeras de segurança, divulgadas pela imprensa local, é possível ver o urso correndo pelas calçadas do centro comercial fechado, na madrugada desta quarta-feira (14).

Segundo a polícia local, o animal saiu do comércio e depois ficou preso no pátio de uma escola infantil.

"Sem esperar a chegada dos serviços veterinários, o urso foi abatido para evitar qualquer ataque à população", declarou o Comitê de Investigação da região de Jabarovsk em comunicado.

O final trágico do animal causou indignação entre os defensores dos animais, que acreditam que o urso poderia ter sido capturado vivo.

"A polícia voltou ao urso completamente louco, lançando contra ele gases para fazê-lo sair. E quando o bicho entrou em pânico e começou a se defender, foi abatido", disse Natalia Kovalenko, líder de uma organização de defesa dos animais, citada pelo site de notícias russo Vesti.ru.

As incursões de ursos pardos em zonas habitadas, famintos pela falta de comida causada pelas inundações na região, se multiplicaram este ano.

Segundo as autoridades locais, este ano já ocorreram cinco ataques de ursos na só na região de Jabarovsk, um deles fatal.