Tempestade Bert deixa ao menos cinco mortos no Reino Unido; veja imagens
Pelo menos cinco pessoas morreram durante este final de semana após a tempestade Bert atingir o Reino Unido.
O que aconteceu
As mortes foram relatadas na Inglaterra e no País de Gales. Segundo o jornal The Guardian, uma das vítimas é um homem de 60 anos que morreu depois que uma árvore caiu sobre seu carro. Um outro homem, de 80 anos, morreu no hospital após ser resgatado de um veículo que havia caído em um rio na tarde de sábado (23).
O temporal foi marcado por ventos fortes, chuvas pesadas e neve derretida. Ao menos 300 mil casas ficaram sem energia e mais de 300 voos de aeroportos do Reino Unido foram cancelados. Operadoras ferroviárias também suspenderam serviços em algumas rotas durante todo o sábado (23).
Além da Grã-Bretanha, a tempestade também atingiu a Irlanda. As chuvas inundaram estradas no Oeste do país e cortaram o fornecimento de energia para dezenas de milhares de clientes.
Moradores recorreram a baldes para limpar seus quintais enquanto bombeiros tentavam bombear a água da rua. ''Foi horrível. Realmente horrível. Muito rápido. Mais do que qualquer outra coisa foi a velocidade com que tudo aconteceu'', relatou Rob Scholes ao WalesOnline.
A tempestade Bert trouxe 80% das chuvas de novembro, ainda segundo o The Guardian. Nesta segunda-feira (25), o fenômeno continuará a causar transtornos: há centenas de alertas de inundação em vigor na Inglaterra, no País de Gales e na Escócia, informou o Met Office.
Comunidades relatam não terem sido alertadas sobre inundações pelos serviços meteorológicos. O Departamento de Recursos Naturais do País de Gales investigará se foram feitos avisos suficientes sobre a tempestade Bert e sobre os possíveis danos que ela poderia causar.
O primeiro-ministro da Inglaterra, Keir Starmer, agradeceu aos serviços de emergência. ''Obrigado aos serviços de emergência que estão trabalhando incansavelmente para proteger as comunidades — meus pensamentos estão com os afetados. Estou recebendo atualizações sobre a tempestade Bert conforme ela se desenvolve no Reino Unido'', disse pelo X.
A primeira-ministra galesa, Eluned Morgan, afirmou que foi um ''fim de semana realmente difícil''. ''Meus pensamentos estão com todos aqueles impactados por essa enchente, e especialmente com a família do homem que perdeu a vida em Trefriw'', escreveu também nas redes sociais.
* Com informações da Reuters
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.