Quem é Yamandú Orsi, novo presidente eleito do Uruguai

Yamandú Orsi levou a esquerda novamente ao poder no Uruguai. O candidato liderou a Frente Ampla e venceu a eleição presidencial.

Com 100% das urnas apuradas, Orsi somou 49,84% dos votos, e Delgado, 45,87%. Ele vai substituir Luis Lacalle Pou.

A eleição esteve entre os temas mais buscados no Google Trends, plataforma que mostra as principais pesquisas.

Quem é Yamandú Orsi

Aos 57 anos, o pupilo de Mujica nasceu em zona rural de Canelones. Ele viveu em uma casa sem luz por parte da vida e estudou em uma escola pública da cidade.

Primeiro cargo político dele foi de secretário-geral da cidade. Ele trabalhou por quase 10 anos na função e depois serviu como prefeito por dois mandatos. Ele renunciou ao cargo para disputar as internas partidárias de junho, que venceu com mais de 60% dos votos.

Ex-professor de história. Ele se formou em 1991 e lecionou em escolas de Ensino Médio do interior até 2005, quando iniciou sua carreira no governo de Canelones.

Vou ser o presidente que constrói uma sociedade mais integrada, onde, apesar das diferenças, ninguém possa ficar para trás do ponto de vista econômico, social e político.
Orsi no seu discurso de vitória

Ele aderiu ao Movimento de Participação Popular, fundado por Mujica, em 1989. Quando jovem, ele cuidava da loja de seus pais, foi coroinha na Igreja Católica e dançarino de folclore.

Continua após a publicidade

Orsi foi casado duas vezes. Da sua relação mais recente, nasceram seus filhos gêmeos de 11 anos.

Com perfil moderado, Orsi sofreu críticas por não apresentar um plano de governo antes das eleições. Ele também foi questionado por não participar de debates ou conceder entrevistas a diversos veículos de comunicação.

Abracemos com força a ideia de que o Uruguai é um país de todos, apesar das nossas diferenças. Meu compromisso é de trabalhar para o diálogo e crescimento. Para a construção um Uruguai onde ninguém se sinta renegado ou esquecido.
Yamandú Orsi

Vida no campo e sem luxo. Assim como Mojica, o novo presidente eleito disse que não irá morar no Palácio Estévez, sede oficial da presidência.

Sem mudanças radicais. Durante a campanha, Orsi disse que teria uma gestão na base do diálogo e sem mudanças radicais no país. A vice-presidente é Carolina Cosse.

*Com informações da AFP

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.