Situação de civis em Fallujah, no Iraque, preocupa ONU

Nações Unidas, Estados Unidos, 23 Mai 2016 (AFP) - A ONU está "muito preocupada" com a população civil da cidade iraquiana de Fallujah, a qual o Exército do Iraque tenta recuperar das mãos do grupo extremista Estado Islâmico (EI) - disse nesta segunda-feira seu porta-voz, Stéphane Dujarric.

A organização considera que ainda há em torno de 50.000 pessoas em Fallujah e que seria "importante que os habitantes pudessem dispor de corredores seguros" para abandonar a cidade, destacou.

"Um dos problemas é que os civis se colocam em grave perigo quando tentam fugir", completou.

A ONU trabalha com organizações humanitárias locais para avaliar os movimentos e as necessidades da população e fornecer ajuda de emergência aos que conseguiram fugir, especialmente casacos e água para evitar a desidratação.

"A situação é muito flutuante e, à medida que os combates continuam, os civis correm grandes riscos", insistiu Dujarric.

Nesta segunda-feira, as forças iraquianas lançaram uma vasta ofensiva para retomar a cidade de Fallujah do EI. Essa batalha se anuncia como uma das mais difíceis na guerra contra os extremistas.

O comando de operações iraquiano ordenou, no domingo (22), que os civis que ainda continuam em Fallujah abandonem a cidade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos