UE está pronta para iniciar processo de divórcio com Reino Unido, diz Tusk

Bruxelas, 28 Jun 2016 (AFP) - O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, anunciou nesta terça-feira que a União Europeia está pronta para começar o divórcio com o Reino Unido, um processo que, no entanto, "deve ser iniciado" pelo governo britânico.

"A Europa está pronta para iniciar o processo de divórcio a partir de hoje mesmo, sem nenhum entusiasmo, como podem imaginar. Este não é o cenário com o qual sonhávamos", disse Tusk.

O presidente do Conselho Europeu fez estas declarações ao chegar à reunião dos 28 chefes de Estado e governo europeus, que deverão abordar principalmente a crise iniciada com a decisão dos britânicos de abandonar o bloco.

Tusk reiterou, na linha expressada pelos presidentes europeus nos últimos dias, que para iniciar qualquer negociação Londres deve anunciar sua intenção de deixar o bloco, em virtude do artigo 50 dos tratados europeus.

"Sem a notificação do Reino Unido, não iniciaremos nenhuma negociação sobre o processo de divórcio ou sobre nossas futuras negociações", acrescentou.

O presidente do Conselho Europeu também anunciou que proporá uma reunião dos países da UE, sem o Reino Unido, em setembro em Bratislava para analisar o futuro do bloco.

"Proporei que organizemos uma reunião informal de chefes de Estado em setembro porque precisamos de algumas semanas para prepará-la. Talvez o melhor lugar seja Bratislava", capital da Eslováquia, que ocupa a presidência semestral do bloco desde 1º de julho, explicou.

bur-pa-tjc/me/ma

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos