Topo

Diretor da CIA aponta 'marca' do Estado Islâmico em atentado de Istambul

29/06/2016 17h04

Washington, 29 Jun 2016 (AFP) - O atentado suicida no aeroporto de Istambul possui a "marca" de um ataque do grupo Estado Islâmico (EI) - afirmou o diretor da Agência Central de Inteligência americana, a CIA, John Brennan.

Até o momento, nenhum grupo revindicou a autoria do ataque ocorrido na terça-feira (28), no qual 41 pessoas morreram, e mais de 239 ficaram feridas.

"Os ataques desprezíveis no aeroporto internacional de Istambul ontem, que mataram dezenas e feriram outros tantos, certamente possui a marca do ISIL", afirmou Brennan, usando um acrônimo do EI em inglês.

Testemunhas descreveram cenas de terror e de pânico, enquanto os terroristas atiravam indiscriminadamente. Depois disso, eles se explodiram na entrada do aeroporto de Ataturk, uma das conexões mais movimentadas da Europa.

O ataque seguido de suicídio com bombas coordenado pelo EI em 22 de março passado, no aeroporto de Bruxelas e em uma estação de metrô da cidade, deixou 32 mortos.

Brennan disse que o EI normalmente não assume a responsabilidade pelos ataques na Turquia. Essa seria uma maneira de enviar uma mensagem ao governo turco, sem excluir, porém, conquistar potenciais recrutas desse país no futuro.

Brennan acrescentou que o EI pode estar planejando um ataque similar nos Estados Unidos.

"Se alguém acredita que o território dos EUA está hermeticamente fechado... Eu me protegeria contra isso", adverte.

No início deste mês, um atirador matou 49 pessoas em uma boate gay em Orlando, na Flórida. Foi o pior ataque terrorista em território americano desde o 11 de Setembro. No episódio em Orlando, o agressor, o americano Omar Mateen, jurou lealdade ao EI durante o ataque.

wat-lby/ec/cn/cb/tt