Forças iraquianas retomam cidade estratégica ao sul de Mossul

Qayyarah, Iraque, 25 Ago 2016 (AFP) - As Forças Armadas iraquianas, apoiadas pelos ataques aéreos da coalizão internacional, recuperaram nesta quinta-feira o controle total de Qayyarah, uma cidade do norte do Iraque estratégica na ofensiva de reconquista do reduto extremista de Mossul.

"Nós controlamos a cidade e conseguimos, em um tempo muito limitado, eliminar o Daesh" (sigla em árabe para o grupo Estado Islâmico), disse à AFP o general Riyadh Jalal Tawfiq, chefe das forças terrestres iraquianas.

O general indicou que unidades especializadas estavam trabalhando para limpar a cidade dos explosivos deixados pelos extremistas islâmicos antes de fugirem.

Qayyarah situa-se na margem oeste do rio Tigre, cerca de 60 km ao sul de Mossul, a última cidade importante nas mãos do EI no Iraque localizada no norte.

Na terça-feira, as forças armadas apoiadas pelos serviços de contra-terrorismo (CTS) lançaram o ataque para recuperar o controle da cidade.

Na quarta-feira entraram no centro da cidade e limparam vários distritos.

O primeiro-ministro Haider al-Abadi elogiou em um comunicado a retomada da cidade, que, segundo ele, é um passo fundamental na "libertação" de Mossul.

"Nossas forças heroicas alcançaram uma grande vitória, que é um passo importante para a libertação de Mossul".

str-ak/jmm/nbz/jri/mr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos