Hillary supera 50% das intenções de voto contra Trump (pesquisa)

Washington, 25 Ago 2016 (AFP) - Mais da metade dos americanos consultados em uma nova pesquisa disse que planeja votar em Hillary Clinton na eleição de novembro, permitindo que a candidata democrata supere pela primeira a barreira dos 50%.

A intenção de 51% dos americanos é votar em Hillary Clinton nas presidenciais, o que fez com que a ex-secretária de Estado consiga passar da margem dos 50% em uma pesquisa eleitoral.

A pesquisa, publicada nesta quinta-feira (25) pela Universidade de Quinnipiac, mostra que Hillary chega aos 51% de intenções de voto frente aos 41% de seu rival republicano, Donald Trump.

"Esta vantagem de 10 pontos é uma prova a mais de que Donald Trump está em uma espiral para baixo", disse Tim Malloy, subdiretor da divisão de pesquisas desse centro de estudos.

Hillary cai, entretanto, para menos de 50% quando outros candidatos são acrescentados. A ex-primeira-dama obteria 45% e Trump, 38%, se colocassem na pesquisa o candidato do Partido Liberal, Gary Jonhson (10%), e a aspirante pelo Partido Verde, Jill Stein (4%).

Na média, Hillary obtém 47,7% das intenções de voto, contra 41,7% de Donald Trump, segundo o site Real Clear Politcs. Outras três consultas realizadas desde o começo do mês outorgam à postulante democrata 50% da vontade dos eleitores.

Hillary Clinton continua reunindo o apoio das mulheres (60%) e dos eleitores vindos das minorias (77%), mas a pesquisa da Universidade de Quinnipiac evidencia que a ex-chefe da diplomacia americana não consegue conquistar a simpatia da maioria dos eleitores.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos