Topo

França e Índia concluem venda de 36 caças Rafale

23/09/2016 14h14

Nova Délhi, 23 Set 2016 (AFP) - França e Índia assinaram nesta sexta-feira em Nova Délhi a venda de 36 caças Rafale por cerca de 8 bilhões de euros, o maior contrato obtido pela empresa aeronáutica militar francesa Dassault.

Embora o acordo seja inferior ao "contrato do século" de 126 aviões que havia sido anunciado e depois abandonado em 2015, a venda é a mais importante até agora para a indústria aeronáutica militar francesa, após negociações de anos.

Em uma breve cerimônia em Nova Délhi, o ministro francês da Defesa Jean-Yves Le Drian e seu homólogo indiano Manohar Parrikar assinaram o acordo que se estava negociando desde abril de 2015.

Por sua vez, o presidente francês François Hollande agradeceu a Índia por "reconhecer" a "qualidade" da indústria aeronáutica francesa.

Para a França, o contrato com a Índia, uma grande potência do sul da Ásia, é também uma vitória diplomática.

Segundo o acordo, que tem aproximadamente 10.000 páginas, a Índia comprará 36 aviões de combate Rafale da fabricante francesa Dassault. As primeiras aeronaves serão entregues no final de 2019 e o restante em um período de dois anos e meio.

vl-amd/pre/pc/me

DASSAULT AVIATION