Topo

Irã não está preparado para congelar a produção de petróleo

27/09/2016 07h04

Argel, 27 Set 2016 (AFP) - O Irã não está preparado pra um acordo com outros países para congelar a produção de petróleo e tentar elevar os preços, afirmou o ministro iraniano do Petróleo, Bijan Namdar Zanganeh.

"Não estamos preparados", afirmou o ministro em Argel, um dia antes do início na capital argelina de uma reunião informal da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep).

Namdar Zanganeh reiterou que o objetivo de seu país é aumentar a produção a 4 milhões de barris diários (mbd), contra os 3,6 a 3,8 mbd atuais.

O Irã está investindo para levar sua produção aos níveis anteriores às sanções internacionais e, de acordo com o ministro, deve abrir em poucos meses novos campos de petróleo.

Os países que mais dependem da arrecadação obtida com a exploração do petróleo desejam congelar a produção, mas alguns grandes produtores, como Irã e Arábia Saudita, são contrários à medida.

Desde meados de 2014, os preços do petróleo caíram em consequência do excesso de oferta, estimulado pelo 'boom' do gás e petróleo de xisto nos Estados Unidos.

O preço do barril está próximo de 45 dólares atualmente.

mpa-amb-fz/fp