Cinco detidos em Espanha, Alemanha e Bélgica por fazer propaganda do EI

Madri, 28 Set 2016 (AFP) - As autoridades espanholas anunciaram nesta quarta-feira a detenção de cinco pessoas na Espanha, Alemanha e Bélgica como supostos membros de uma célula de propaganda da organização Estado Islâmico (EI), em uma operação policial internacional.

Duas detenções foram registradas em Barcelona, na Espanha, uma no enclave espanhol de Melilla, ao norte do Marrocos, outra em Wuppertal, na Alemanha (oeste), e a última em Bruxelas, disse o ministério do Interior espanhol em um comunicado.

Em outro comunicado, a polícia nacional informa que quatro detidos são de nacionalidade espanhola e o outro é marroquino.

"Os cinco detidos formavam uma célula com uma estrutura perfeitamente organizada que, seguindo as ordens da organização terrorista Daesh (acrônimo em árabe do EI), agiam através de diferentes canais da Internet", explicou o ministério.

Seu principal instrumento de propaganda era "a página do Facebook denominada 'Islã em Espanhol', da qual são administradores os detidos em Alemanha e Bélgica", acrescentou.

Esta página escrita majoritariamente em espanhol "conta com 32.500 seguidores".

"Sob o pretexto de divulgar conteúdo religioso, intercala mensagens e comentários de caráter radical, onde elogiam os combatentes extremistas e as ações realizadas pelo Daesh", explicou o ministério em seu comunicado.

Os cinco detidos são acusados de querer incitar a cometer atentados e recrutar candidatos à jihad. Sua célula "representava uma ameaça grave, concreta e continuada para a segurança na Europa", afirmou a polícia.

Até agora, a Espanha ficou à margem dos violentos atentados do Estado Islâmico, diferentemente de sua vizinha França, alvo de uma série de ataques desde 2015 que deixaram 238 mortos.

No entanto, o país foi vítima do maior atentado extremista na Europa, 11 de março de 2004, quando várias bombas colocadas em trens de Madri mataram 191 pessoas.

A polícia espanhola contabiliza 143 detenções de supostos extremistas desde 2015, 113 delas na Espanha e as outras 30 em operações realizadas em outros países.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos