Topo

Conservador Mariano Rajoy investido novamente chefe de governo da Espanha

29/10/2016 17h24

Madri, 29 Out 2016 (AFP) - O conservador Mariano Rajoy foi investido neste sábado (29) novamente como chefe de governo da Espanha por uma maioria simples do Congresso, pondo fim a dez meses de bloqueio político no país.

No poder desde 2011, Rajoy obteve a confiança do Congresso para um segundo mandato com 170 votos a favor, 111 contra e 68 abstenções - estas últimas procedentes de seu rival histórico, o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), que se mostrou dividido sobre a questão.

Após um primeiro mandato com maioria absoluta, o panorama agora é mais complicado para o líder do Partido Popular (PP), que conta com o apoio de apenas 137 de 350 deputados.

"Se fizermos um esforço entre todos, podemos encontrar consensos. Temos que tentar transformar essa situação, que é difícil e complexa, em uma oportunidade", disse Rajoy à imprensa nos corredores do Congresso, minutos depois de ser investido.

Com essa votação, o Congresso pôs fim ao bloqueio político iniciado após as eleições legislativas de dezembro, com o surgimento de dois novos partidos, Ciudadanos (centro-direita) e Podemos (esquerda antiausteridade), que refletem o cansaço de milhares de espanhóis com a situação do país.

Desde então, os quatro grandes partidos (PP, PSOE, Podemos e Ciudadanos) foram incapazes de investir um novo presidente de governo, provocando a convocatória de novas eleições em junho passado.

A abstenção do PSOE, após uma rebelião interna que forçou a saída de seu líder, Pedro Sánchez, fortemente contrário a Rajoy, permitiu desbloquear a situação e evitar uma terceira eleição em dezembro.

mck-dbh/age/db/tt