Topo

Veja os grandes momentos da revolução cubana

A Revolução Cubana aconteceu entre 1953 e 1959, derrubando a ditadura de Fulgêncio Batista e instalando um regime socialista unipartidário. Desde então, apenas os irmãos Fidel e Raúl comandaram o país - Reprodução/Wikipedia
A Revolução Cubana aconteceu entre 1953 e 1959, derrubando a ditadura de Fulgêncio Batista e instalando um regime socialista unipartidário. Desde então, apenas os irmãos Fidel e Raúl comandaram o país Imagem: Reprodução/Wikipedia

Em Havana

26/11/2016 08h25

Sob a liderança de Fidel Castro, a revolução cubana chegou ao poder no dia 1º de janeiro de 1959, ao derrubar pelas armas o ditador Fulgencio Batista.

Em ordem cronológica, seguem abaixo os momentos mais marcantes da revolução cubana que está fazendo 50 anos:

- 1953 - 26 de julho: Castro lidera o assalto aos quartéis Moncada, em Santiago de Cuba, e Carlos Manuel de Céspedes, em Bayamo, com pouco mais de uma centena de rebeldes contra Batista. A ação armada fracassa, mas é considerada o estopim que deu origem à revolução. Cerca de 70 combatentes morrem. Fidel é capturado, julgado e encarcerado, sendo anistiado e solto em maio de 1955.

- 1956 - 2 de dezembro: O navio Granma desembarca no sudeste de Cuba, após zarpar do México com Fidel Castro a borda. Sob seu comando estavam 81 homens, incluindo seu irmão Raúl e o argentino Ernesto Che Guevara. Começa a luta na Serra Maestra com um pequeno grupo, que sobrevive ao ataque do exército de Batista.

- 1959 - 1º de janeiro: Após a queda de Batista, triunfa a revolução. Castro e seus guerrilheiros "barbudos" desce a Serra Maestra a caminho de Santiago de Cuba, e sete dias depois entram vitoriosos em Havana.

- 1961 - 17/19 de abril: Cerca de 1.400 soldados, apoiados pela CIA, desembarcam na Baía dos Porcos, a 200 km de Havana, e são derrotados pelos revolucionários após 72 horas de combates. Cuba proclama "a primeira grande derrota do imperialismo na América Latina".

- 1962 - 22/28 de outubro: "Crise dos mísseis". O mundo se viu à beira de uma guerra nuclear. A União Soviética instalou em Cuba mísseis nucleares direcionados para os Estados Unidos. O então presidente americano, John F. Kennedy, ordena um bloqueio naval contra a ilha, e após delicadas negociações, o primeiro-ministro soviético Nikita Kruschov cede e retira os mísseis. Em contrapartida, Washington se compromete a retirar seus mísseis da Turquia e a não invadir Cuba.

- 1991: Cuba entra em uma profunda crise econômica, chamada de "período especial" pelo governo, após a derrocada do bloco socialista e a desintegração da União Soviética, seu principal pilar de sustentação econômica durante três décadas.

- 2006 - 31 de julho: Fidel Castro sucumbe a uma grave doença, decidindo ceder o poder a Raúl em caráter provisório.

- 2008 - 19 de fevereiro: Fidel renuncia à reeleição presidencial; cinco dias depois, Raúl assume formalmente a presidência.

- 2011 - 19 de abril: Renuncia ao cargo de primeiro secretário do Partido Comunista.

- 2012 - 28 de março: Se reúne com o papa Bento XVI na Nunciatura em Havana.

- 2014 - 17 de dezembro: Raúl e o presidente Barack Obama surpreendem o mundo ao por fim de meio século de inimizade entre Cuba e EUA. Fidel declara, em 26 de janeiro de 2015, que, apesar de continuar desconfiando de Washington, não se opõe à aproximação.

- 2015 - 20 de julho: Cuba e Estados Unidos restabelecem relações diplomáticas.

- 2016 - 25 de novembro: Morre, aos 90 anos, Fidel Castro, o pai de revolução.