Topo

Estado Islâmico poderá proclamar uma 'província' no sudeste asiático

30/11/2016 12h16

Singapura, 30 Nov 2016 (AFP) - A organização radical Estado Islâmico (EI) poderá vir a proclamar no próximo ano uma província no sudeste asiático, com base nas Filipinas, para compensar suas perdas no Iraque e na Síria, alertou um especialista em terrorismo.

"Há uma crescente possibilidade de que o EI declare uma província em 2017 no sudeste asiático, região onde grupos de militantes juraram lealdade ao grupo, declarou à AFP Otso Iho, especialista do centro internacional de análise do terrorismo Jane (JTIC).

A "província" do EI provavelmente se localizaria na ilha de Mindanao, no sul das Filipinas, segundo o especialistas.

Múltiplos grupos islamitas armados que juraram lealdade ao EI estão presentes nessa área, como o grupo Abu Sayaf.

"Mindanao é o principal lugar da região em que os grupos rebeldes continuam sendo capazes de operar com uma certa liberdade, têm campos de treinamento e realizam ataques com frequência", destacou Iho.

"Este nível de anarquia, junto com a dificuldade das forças de segurança e instituições públicas para controlar este espaço, fazem desse lugar o mais provável para uma província do EI", disse ainda.

"É difícil prever em que momento ocorrerá esta declaração, mas se acontecer, será provavelmente para compensar as perdas importantes que sofrem tanto em Mossul, no Iraque, como em Raqa, na Síria", acrescentou.