Topo

Bélgica: artefato 'potencialmente explosivo' em frente a associação turca

23/12/2016 18h38

Bruxelas, 23 dez 2016 (AFP) - Um artefato "potencialmente explosivo" foi encontrado nesta sexta-feira em frente à sede de uma associação turca no bairro Schaerbeek de Bruxelas, informou à AFP a promotoria da capital belga.

"Um pacote suspeito foi descoberto em frente à entrada da Federação Turca da Bélgica, em Schaerbeek", disse um porta-voz da promotoria, Denis Goeman.

O serviço de desminagem do exército foi solicitado para se encarregar do objeto suspeito e "já não há perigo para a população", afirmou Goeman.

Segundo o site do jornal La Dernière Heure, se tratava de "um cilindro de gás e um sistema de detonação" em uma sacola de plástico encontrada em frente ao edifício da associação turca.

Ao anoitecer, a polícia científica continuava analisando o conteúdo do pacote, segundo a fonte judicial.

"Por enquanto tudo o que podemos dizer é que se trata de um dispositivo potencialmente explosivo", afirmou o porta-voz. "Não sei se tinha um detonador ou se estava preparado para explodir", acrescentou.

No bairro de Schaerbeek há uma grande comunidade turca, na qual repercute a tensão que predomina na Turquia.

Militantes turcos provocaram manifestantes durante um desfile pró-curdo em 17 de novembro, quando este passava perto de Schaerbeek, lembrou a polícia.