Netanyahu se reunirá com embaixador dos EUA após resolução da ONU

Washington, 25 dez 2016 (AFP) - O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, se reunirá neste domingo com o embaixador dos Estados Unidos, Daniel Shapiro, segundo o Departamento de Estado americano, dois dias depois de que Washington se absteve em uma votação na ONU que aprovou uma resolução contra os assentamentos israelenses.

"Podemos confirmar que o embaixador Shapiro se reunirá com o primeiro-ministro Netanyahu esta noite", disse o Departamento de Estado neste domingo em uma breve declaração à AFP.

Mais cedo, Netanyahu convocou representantes dos Estados que apoiaram a resolução das Nações Unidas.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Emmanuel Nahshon, disse que os 14 representantes de membros do Conselho de Segurança da ONU visitariam o ministério em Jerusalém ao longo do dia.

O representante dos Estados Unidos não estava inicialmente entre os convocados.

O Conselho de Segurança da ONU aprovou a medida na sexta-feira, depois de que os Estados Unidos se abstiveram, não usando seu direito a veto em apoio ao seu aliado mais próximo no Oriente Médio.

Trata-se da primeira resolução a ser adotada desde 1979 para condenar Israel por sua política de assentamentos.

A resolução exige que "Israel cesse imediatamente e completamente os assentamentos nos territórios palestinos ocupados, incluindo Jerusalém Oriental".

Netanyahu, que havia rejeitado a resolução, qualificando-a de "golpe vergonhoso contra Israel", repetiu no domingo a declaração israelense de que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o secretário de Estado, John Kerry, estavam por trás da resolução.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos