Topo

Israel aprova construção de prédio residencial em Jerusalém Oriental (ONG)

28/12/2016 13h23

Jerusalém, 28 dez 2016 (AFP) - Um comitê israelense aprovou nesta quarta-feira a construção de um edifício de quatro andares para os colonos no centro de um bairro palestino de Jerusalém Oriental, informou uma ONG local.

O edifício será construído no bairro de Silwan. Horas antes, um comitê da Prefeitura havia adiado uma votação sobre a construção de 500 casas em outros bairros de Jerusalém Oriental, a parte palestina da cidade, anexada e ocupada por Israel, disse Ir Amim, uma ONG anticolonização.

Esta decisão foi divulgada pouco antes de o secretário de Estado americano em fim de mandato, John Kerry, pronunciar um discurso sobre o conflito entre Israel e os palestinos em Washington, marcado para as 16h00 GMT (14h00 de Brasília).

Ir Amim disse que foram membros da Ateret Cohanim, uma organização que defende a expansão da colonização israelense em Jerusalém Oriental, que solicitaram a autorização para construir o edifício.

Silwan se localiza perto da Cidade Velha e é palco de uma longa campanha dos grupos pró-colonização que querem ampliar a presença israelense na zona.

Os palestinos criticam a chegada de colonos em Silwan e os acusam de expulsá-los de seu próprio bairro.