Aviação iraquiana bombardeia posições do EI na Síria

Bagdá, 24 Fev 2017 (AFP) - A força aérea iraquiana bombardeou posições do grupo extremista Estado Islâmico (EI) na vizinha Síria, anunciou nesta sexta-feira o primeiro-ministro Haider al Abadi em um comunicado.

"Ordenamos ao comando da força aérea que bombardeie posições dos terroristas do Daesh (nos setores) de Huseibeh e Bukamal, em território sírio", declarou, usando um acrônimo em árabe do EI.

A operação foi "um sucesso", declarou antes de acrescentar, sem dar mais detalhes, que os alvos tinham relação com os recentes atentados de Bagdá.

Segundo o comando iraquiano de operações conjuntas, os bombardeios foram realizados nesta sexta-feira.

A localidade de Bukamal está situada na província de Deir Ezzor, controlada majoritariamente pelo EI, a 7 km da fronteira iraquiana, enquanto Huseibeh se encontra entre Iraque e Síria.

Segundo um responsável de segurança que pediu o anonimato, é a primeira vez que a aviação iraquiana bombardeia alvos do EI na Síria.

O grupo extremista sunita se apoderou em 2014 de extensas zonas de território no Iraque, mas as forças deste país recuperaram grande parte destas áreas em várias ofensivas.

Os extremistas seguem se deslocando, no entanto, com facilidade pelas zonas desérticas, de onde realizam ataques contra as forças de segurança.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos