Caça jordaniano cai na Arábia Saudita; piloto sobrevive

Riade, 24 Fev 2017 (AFP) - Um caça F16 da Jordânia caiu nesta sexta-feira na Arábia Saudita, mas seu piloto sobreviveu, informou a coalizão árabe sob liderança saudita que combate os rebeldes huthis no vizinho Iêmen.

A queda do avião na região de Najran, no sul da Arábia Saudita, perto da fronteira iemenita, foi devido a um problema técnico, informou a coalizão, acrescentando que o piloto saiu ileso.

O site do canal de televisão dos rebeldes huthis, Al-Masirah, afirmou que o avião havia sido abatido por "defesas anti-aéreas".

Os Emirados Árabes Unidos, um dos pilares da coalizão militar árabe, anunciou, por sua vez, a morte de um de seus soldados em combates no Iêmen, o segundo em uma semana, elevando para 80 o número de seus cidadãos mortos em operações da coalizão contra os huthis no Iêmen.

A coalizão opera no Iêmen desde março de 2015, em apoio ao governo do presidente Abd Rabbo Mansur Hadi, que foi forçado ao exílio na Arábia Saudita com a ascensão dos huthis.

Rebeldes da minoria zaidi, os huthis, aliados aos partidários do presidente deposto Ali Abdullah Saleh, tomou em 2014 grandes partes do território iemenita.

mh-it/nbz/feb/mr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos