Topo

Conselho de Segurança condena testes balísticos da Coreia do Norte

23/03/2017 20h54

Nações Unidas, Estados Unidos, 23 Mar 2017 (AFP) - O Conselho de Segurança da ONU "condenou energicamente" nesta quinta-feira os testes balísticos realizados pela Coreia do Norte entre 19 e 21 de março e denunciou uma atitude "cada vez mais desestabilizadora".

"Os membros do Conselho expressaram sua grande preocupação com a atitude cada vez mais desestabilizadora da República Popular Democrática da Coreia e seu desprezo flagrante e provocador ao Conselho de Segurança", assinalou o Conselho em um comunicado.

O Conselho recordou seu apoio a uma solução política deste caso, exigindo novamente a Pyongyang que mostre "um compromisso sincero com a desnuclearização".

Esta condenação ocorre depois que militares americanos indicaram nesta quinta-feira que detectaram uma atividade perto dos locais de provas nucleares na Coreia do Norte, levando a crer que Pyongyang prepara um novo teste.

"Em torno dos lugares onde já observamos testes, há um nível de atividade que é similar ao que precedeu provas (nucleares) precedentes", revelou um funcionário, que pediu para não ser identificado.

A Coreia do Norte realizou na quarta-feira um novo teste de míssil que não deu certo, duas semanas depois de lançar quatro foguetes, apresentados por Pyongyang como um exercício visando um ataque contra as bases americanas no Japão, segundo Seul e Washington.

O regime norte-coreano é objeto de várias sanções da ONU devido seus programas nuclear e balístico.