Netanyahu ameaça cancelar reunião com ministro alemão

Jerusalém, 25 Abr 2017 (AFP) - O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu ameaçou nesta terça-feira cancelar um encontro com o ministro alemão das Relações Exteriores, Sigmar Gabriel, caso este se reúna com representantes de ONGs que criticam o seu governo.

Uma fonte da administração israelense, que pediu anonimato, confirmou à AFP as informações da emissora Channel 2.

O cancelamento do encontro seria um incidente pouco frequente nas relações diplomáticas entre Israel e Alemanha, um dos mais consistentes apoios na Europa do Estado hebreu.

Gabriel afirmou ao canal de televisão público alemão ZSF que seria "impensável" um cancelamento "pelo desejo de uma reunião com representantes críticos da sociedade civil".

O ministro tem reuniões previstas nesta terça-feira com representantes da B'Tselem - ONG israelense que documenta as violações dos direitos humanos nos Territórios Palestinos ocupados há 50 anos por Israel - e da Breaking the Silence, organização que oferece uma plataforma aos soldados israelenses para que revelem suas experiências.

As duas ONGs estão entre os principais críticos do governo de Netanyahu, apontado como uma das administrações mais à direita da história do país, que acusa as organizações de atentar contra a legitimidade do Estado de Israel.

jjm-dsa-lal/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos