Governo convoca tropas a Brasília para conter distúrbios

Brasília, 24 Mai 2017 (AFP) - O governo ordenou nesta quarta-feira o envio de tropas federais a Brasília para proteger prédios públicos da desordem provocada por grupos de manifestantes que participavam de um protesto maciço contra o presidente Michel Temer.

"Nós estamos, neste momento, garantindo a evacuação. O senhor presidente da República decretou, por solicitação do presidente da Câmara [Rodrigo Maia] uma ação de garantia da lei e da ordem", anunciou o ministro da Defesa, Raul Jungmann, em curta declaração à imprensa. Segundo o ministro, tropas federais já se encontram no Palácio do Planalto e no Palácio do Itamaraty.

"O presidente da República faz questão de ressaltar que é inaceitável a baderna, que é inaceitável o descontrole, e que ele não permitirá que atos como esse venham a turvar o processo que se desenvolve de forma democrática e com respeito às instituições", acrescentou Jungmann.

Grupos de manifestantes atacaram a pedradas vários ministérios ao longo da Esplanada que leva até o Congresso e conseguiram invadir uma sala do Ministério da Agricultura, onde atearam fogo.

Umas 35 mil pessoas, segundo a Secretaria de Segurança do Distrito Federal, responderam à convocação sindical pra exigir a saída de Temer, alvo de denúncias de corrupção, e o fim de seus programas de austeridade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos