Topo

Donald Trump se reúne com líderes das instituiçoes da UE

25/05/2017 06h11

Bruxelas, 25 Mai 2017 (AFP) - Os líderes das instituições da União Europeia (UE) receberam nesta quinta-feira o presidente americano, Donald Trump, em Bruxelas para uma aguardada reunião com um líder com quem apresentam divergências em temas como o comércio internacional ou a mudança climática.

Trump foi recebido na sede do Conselho Europeu pelo presidente da instituição, Donald Tusk.

"Bom-dia", disse o americano aos fotógrafos presentes antes de percorrer com Tusk o tapete vermelho da sede do Conselho.

O presidente do Conselho Europeu, que se reúne com Trump ao lado do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, escreveu no Twitter na quarta-feira que tentaria "convencer" o americano de que o vínculo "euroatlântico representa que o mundo livre coopera para impedir uma ordem mundial pós-ocidental".

A chegada de Trump à Casa Branca foi recebida com incerteza na UE, especialmente porque antes de tomar posse ele afirmou que outros países europeus seguiriam os passos do Reino Unido após o Brexit. Alguns meses depois, no entanto, felicitou o bloco por conseguir manter a unidade.

O primeiro encontro deve durar uma hora, segundo uma fonte europeia. Não havia agenda previamente definida de temas.

Trump também deve se encontrar com a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, e o presidente da Eurocâmara, Antonio Tajani, antes de almoçar com o colega francês, Emmanuel Macron.

Depois de passar por Arábia Saudita, Israel e Vaticano em sua primeira viagem internacional como presidente, Trump participará durante a tarde da reunião de cúpula da Otan, antes de viajar à cidade italiana de Taormina para uma reunião do G7 na sexta-feira e sábado.