Londres responde a Merkel e diz que será 'forte aliado'

Londres, 29 Mai 2017 (AFP) - O governo britânico assegurou nesta segunda-feira que será um "forte aliado" da União Europeia (UE), em resposta às declarações da chanceler alemã Angela Merkel, que afirmou que o bloco não poderia contar com Londres ou Washington.

"Quando começarmos as negociações para deixar a União Europeia, estaremos prontos para assegurar a Alemanha e demais países europeus que seremos um forte aliado na defesa e segurança, e, esperançosamente, no comércio", declarou a ministra do Interior Amber Rudd à rádio BBC.

"Queremos manter uma aliança profunda e única, para manter uma segurança a nível europeu para proteger a todos nós dos terroristas", acrescentou.

Os britânicos decidiram em junho de 2016 encerrar mais de quatro décadas de adesão à UE, abrindo a porta para dois anos de negociações de divórcio que devem iniciar em meados de junho, logo após as eleições britânicas de 8 de junho.

Em um comício em Munique no domingo, depois de participar da cúpula do G7, Merkel declarou: "O tempo em que podíamos depender completamente de outros terminou. Vivi isso nos últimos dias".

"Nós europeus devemos tomar nosso destino em nossas próprias mãos. Nossa amizade com os Estados Unidos, com o Reino Unido, nossas relações com a Rússia e outros países, são importantes, é claro. Mas devemos ser conscientes, temos que lutar por nosso futuro", ressaltou.

dt-al/pa/mr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos