Primeiro-ministro indiano visita EUA para reunião com Trump

Washington, 25 Jun 2017 (AFP) - O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, desembarcou neste domingo nos Estados Unidos para uma reunião com o presidente Donald Trump na segunda-feira.

O governante indiano deve se reunir no domingo com executivos de grandes empresas americanas, como Apple, Microsoft e Google, com o objetivo de aproximar suas posições.

A visita de Modi terá duração de dois dias.

As relações entre Índia e Estados Unidos foram boas durante os dois mandatos de Barack Obama, mas a chegada de Trump à Casa Branca provocou grandes divergências sobre o comércio e a concessão de vistos para indianos.

A mudança climática é outro ponto importante de discordância. Trump acusou a Índia de ter se beneficiado com o Acordo de Paris, no momento em que anunciou a saída americana do pacto há algumas semanas, o que Nova Délhi negou de modo veemente.

Apesar das divergências, o presidente americano celebrou no sábado no Twitter ter a oportunidade de "discutir temas importantes com um verdadeiro amigo".

Modi respondeu com um agradecimento pela "recepção calorosa".

A reunião entre os dois na segunda-feira permitirá a Modi sondar o potencial interesse de Trump por seu país, já que o republicano demonstrou até agora muita preocupação com a China, rival da Índia.

Entre os principais temas que devem ser abordados está a segurança regional. O governo americano pretende enviar mais 5.000 soldados ao Afeganistão, além de ter dado sinais de que deseja endurecer a relação com o Paquistão.

burs-cc-sg/jj/lch/spc/fp

APPLE INC.

GOOGLE

MICROSOFT

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos