Farc diz adeus às armas na Colômbia

Mesetas, Colômbia, 27 Jun 2017 (AFP) - A guerrilha das Farc devem concluir nesta terça-feira o processo de desarmamento na Colômbia, em um ato crucial que marcará o fim do grupo armado após mais de 50 anos de guerra interna, a mais antiga do continente.

O presidente Juan Manuel Santos e o líder guerrilheiro Rodrigo Londoño, conhecido como Timochenko, devem liderar uma cerimônia às 10H00 locais (12H00 de Brasília) na localidade de Mesetas, no departamento Meta (centro da Colômbia).

O mesmo local, que há mais de meio século viu a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia consolidar sua presença e instalar seu centro de operações, será testemunha agora da entrega das armas, parte do acordo de paz assinado em novembro, após quatro anos de negociações em Cuba.

Na segunda-feira, o grupo rebelde completou a entrega à missão da ONU na Colômbia de 7.132 armas individuais nas 26 zonas onde estão concentrados quase o mesmo número de combatentes, informou a organização internacional.

Santos, prêmio Nobel da Paz em 2016 graças aos esforços pela paz, celebrou o anúncio: "A #DeposiçãoDeArmas representa o início de uma nova Colômbia que avança para a paz. Agradeço a @MissãoONUCol por seu apoio e seu trabalho", escreveu no Twitter.

Timochenko afirmou que o dia é um "momento histórico para a Colômbia".

Tanto o presidente como analistas consideram o desarmamento como um "marco" do processo de paz porque representa o epílogo das Farc, grupo criado em 1964 após uma revolução camponesa.

"O ato significa o fim da principal guerrilha armada no hemisfério ocidental. Significa o início de um pós-conflito (...) e de um processo difícil de reconciliação no país", fortemente dividido ante o acordo de paz, disse à AFP o analista Jorge Restrepo.

val/yow/fp

Twitter

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos