Marrocos: 50 imigrantes desaparecidos no mar próximo a Melilla

Madri, 4 Jul 2017 (AFP) - A Guarda Costeira espanhola resgatou nesta terça-feira (4) três imigrantes subsaarianos a bordo de uma embarcação improvisada, na qual acredita-se que viajavam cerca de cinquenta pessoas, dadas como desaparecidas.

"Supomos que os imigrantes se afogaram", indicou à AFP uma porta-voz da Guarda Costeira, que lançou uma operação de resgate no perímetro.

Caso as mortes sejam confirmadas, será o naufrágio com o maior número de mortos nessa parte do Mediterrâneo desde o início do ano.

Desde janeiro, um total de sessenta imigrantes morreram no mar tentando alcançar a costa espanhola, segundo o último balanço divulgado pela Organização Internacional para as Migrações (OIM).

A precária embarcação foi localizada a 28 milhas náuticas, aproximadamente 50 km, do sudoeste da ilha de Alborán, próximo a Melilla, no Marrocos, segundo o comunicado da Guarda Costeira.

Três homens, com entre 17 e 25 anos, foram resgatados. Eles "declararam que a bordo da embarcação viajavam mais de 50 pessoas, e que passaram vários dias à deriva desde que saíram da costa norte do Marrocos", ressalta o informe.

Poderia tratar-se do barco procurado desde o domingo por aviões, helicópteros e um navio espanhol.

Os três imigrantes, "cansados e desorientados", foram levados a Almería, onde foram hospitalizados, sem que pudessem dar mais detalhes a respeito da tragédia, informou um porta-voz.

Na semana de 19 de junho, cerca de 600 imigrantes foram resgatados no mar próximo à Espanha.

De acordo com a OIM, 6.464 pessoas chegaram à Espanha pelo mar entre de 1º de janeiro e 25 de junho.

Desde o início do ano, ao menos 2.247 pessoas perderam a vida ou desapareceram ao tentar realizar a travessia do Mediterrâneo, segundo os últimos números obtidos pela OIM.

emi/du/mb/bn/

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos