Topo

Piloto de helicóptero acusado por ataque na Venezuela aparece em protesto opositor

13.jul.2017 - O piloto venezuelano Óscar Pérez participa de protesto da oposição em Caracas - Inaki Zugasti/AFP
13.jul.2017 - O piloto venezuelano Óscar Pérez participa de protesto da oposição em Caracas Imagem: Inaki Zugasti/AFP

Em Caracas

13/07/2017 21h32

O policial venezuelano Óscar Pérez, que atacou a sede da alta corte do país com granadas de um helicóptero, apareceu nesta quinta-feira (13) em um protesto da oposição e após rápidas declarações fugiu em uma motocicleta.

"É hora deste narcogoverno cair, em 18 de julho um bloqueio geral nacional sem retorno. Hora zero, a consulta popular será feita com dignidade, estaremos na rua defendendo o povo", declarou Pérez à imprensa, ao se referir ao plebiscito simbólico que a oposição fará no domingo.

Pérez, supostamente na clandestinidade, apareceu vestido de verde oliva e com uma máscara, que ele retirou para fazer declarações aos meios de comunicação, rodeado por vários manifestantes encapuzados.

No dia 27 de junho, Pérez e outros homens não identificados sobrevoaram Caracas em um helicóptero da polícia legista, lançaram quatro granadas contra o TSJ (Tribunal Supremo de Justiça) e dispararam contra a sede do Ministério do Interior e Justiça, sem deixar vítimas.

Pérez, também ator e policial de investigações forenses, é o homem mais buscado pelas autoridades venezuelanas, que enviaram uma ordem de captura internacional, após acusá-lo de "ataque terrorista".