Oito civis morrem em ataque aéreo contra cidade rebelde síria

Beirute, 25 Jul 2017 (AFP) - Pelo menos oito civis morreram, e 30 ficaram feridos, no bombardeio aéreo contra uma cidade rebelde síria perto de Damasco - informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) nesta terça-feira (25).

O ataque foi lançado na noite de segunda, por volta das 20h30 GMT (17h30 em Brasília), na cidade de Arbin, controlada pela oposição ao presidente sírio, Bashar al-Assad.

"Há três crianças e uma mulher entre os oito civis mortos", declarou o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman, à AFP, acrescentando que o bombardeio foi efetuado por aviões russos, ou sírios.

Foi tão potente que pôde ser ouvido em várias localidades vizinhas, relatou um jornalista da AFP na região de Guta Oriental, onde Arbin está situada.

A região de Guta Oriental conta com quatro "zonas de desescalada" decididas em maio passado nas negociações entre Turquia, que apoia os rebeldes, e Rússia e Irã, aliados do governo sírio.

No sábado passado (21), o Exército sírio anunciou o cessar dos combates em algumas zonas dessa região, mas - segundo o OSDH - os aviões do governo continuam lançando bombardeios.

Ontem, Moscou anunciou ter enviado duas equipes de controle e quatro de vigilância, encarregadas de garantir o respeito da trégua firmada com grupos rebeldes.

Nenhuma organização rebelde confirmou a existência desse acordo até o momento.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos