PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Atentado suicida contra mesquita xiita em Cabul

29/09/2017 08h01

Cabul, 29 Set 2017 (AFP) - Um homem-bomba cometeu nesta sexta-feira um atentado contra uma mesquita xiita no centro de Cabul depois da oração, na véspera da celebração da Ashura, anunciou o chefe de polícia da capital afegã.

"Um homem-bomba a pé, que parecia que fazia o seu cordeiro pastar, explodiu sua carga diante da mesquita xiita de Husania", no bairro residencial de Qala-e-Fatullah, afirmou o general Salim Almas à AFP, sem informar se o ataque deixou vítimas.

As primeiras imagens do atentado mostravam pelo menos um corpo diante do local, a rua repleta de estilhaços e várias pessoas deixando a mesquita após a grande oração de sexta-feira.

O ataque não foi reivindicado até o momento.

A minoria xiita do Afeganistão e as autoridades temiam atentados do grupo Estado Islâmico (EI), composto por extremistas sunitas, durante o período da Ashura, a celebração mais importante do calendário xiita.

Por este motivo, a segurança foi reforçada diante dos locais de oração xiitas em Cabul e moradores da região foram contratados e treinados para dar apoio às forças de segurança.

Desde o verão de 2016, o EI ataca de forma sistemática os xiitas do Afeganistão durante as grandes festas religiosas.

A Ashura recorda a morte do imã Hussein, neto do profeta Maomé assassinado no século VII, episódio fundador do xiismo.

mam-ach/ahe/ia/es.

Internacional