Topo

Polícia alemã detém homem que preparava atentado

20/12/2017 18h38

Berlim, 20 dez 2017 (AFP) - Um alemão de 29 anos, suspeito de querer cometer um atentado com um carro em nome do grupo Estado Islâmico (EI), foi detido nesta quarta-feira (20) pelas forças especiais da polícia desse país.

"O acusado, Dasbar W., é suspeito de ter apoiado o EI em várias ocasiões e de ter sido um de seus membros" e "de ter preparado uma ação violenta" com um carro que ia utilizar para atropelar a multidão, explicou em um comunicado a procuradoria antiterrorista alemã.

O suspeito havia visitado em várias ocasiões os arredores de uma pista de patins perto de uma praça em Karlsruhe, supostamente para preparar o ataque.

Dasbar W. tentou, a partir de setembro, ser contratado por uma companhia de entregas a domicílio, sem sucesso.

Segundo a procuradoria, entre abril e julho de 2015 difundiu vídeos de propaganda do EI em várias plataformas on-line.

Em junho, Dasbar W. deixou a Alemanha rumo ao Iraque, onde permaneceu até março de 2016.

A partir de junho fez uma segunda viagem, durante a qual teria jurado lealdade ao EI. No Iraque fez um curso de manejo de armas e de espionagem do EI, antes de voltar em julho deste ano ao seu país.

A detenção aconteceu no dia seguinte da comemoração do atentado extremista de dezembro de 2016 contra um mercado natalino em Berlim, no qual morreram 12 pessoas e centenas foram feridas depois que um tunisiano, Anis Amri, usou um caminhão para atropelar uma multidão.