Vice-presidente americano faz visita surpresa ao Afeganistão

Bagram, Afeganistão, 21 dez 2017 (AFP) - O vice-presidente americano, Mike Pence, chegou nesta quinta-feira (21) de surpresa ao Afeganistão e se reuniu com o presidente do país, Ashraf Ghani.

Pence é o responsável de mais alto escalão da administração Trump a viajar ao Afeganistão. Chegou em um avião da Força Aérea à base de Bagram, onde agradeceu aos cerca de 15.000 soldados estacionados lá.

A visita ocorreu no mais absoluto sigilo.

Os Estados Unidos estão envolvidos há 17 anos no conflito afegão, pelo qual a opinião pública americana se interessa cada vez menos.

A visita de Pence é destinada a projetar os focos nas forças americanas antes das festas de fim de ano.

Mike Pence viajou de helicóptero da base de Bagram para Cabul, onde manteve um encontro com o presidente Ghani e com o chefe de governo Abdullah Abdullah. Washington conta com eles para ajudar a construir o país após anos de guerra.

"Percorremos juntos um longo caminho (...) Estamos aqui para chegar até o fim", afirmou Pence.

Em novembro, o general John Nicholson, líder das tropas dos Estados Unidos e da Otan no Afeganistão, advogou pelo envio de mais tropas americanas ao front para apoiar as afegãs na luta contra os talibãs.

A nova estratégia do presidente americano, Donald Trump, para o Afeganistão, revelada em agosto, levou ao aumento dos bombardeios aéreos e ao envio de cerca de 3.000 militares como reforço.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos