Pressão faz população ganhar árvore de Natal que governo iria pagar R$ 33 mil

Em Belgrado

  • Andrej Isakovic/ AFP

    Pedestres passam por árvore de Natal no centro de Belgrado, na Sérvia

    Pedestres passam por árvore de Natal no centro de Belgrado, na Sérvia

Uma árvore de Natal de 83.000 euros (cerca de R$ 32,8 mil) instalada no centro de Belgrado despertou a ira da oposição e da população, o que levou a prefeitura a anunciar a suspensão do contrato.

De 18 metros de altura, decorada com 200 bolas vermelhas, a árvore artificial foi colocada na principal rua comercial da cidade, a Knez Mihajlova.

Seu preço foi revelado pelo site Pistaljka.rs, que afirmou que o contrato foi assinado três dias após a instalação.

O prefeito, Sinisa Mali (SNS, conservador), disse ter sido "surpreendido pelo montante" e anunciou o encerramento do contrato.

O Partido Democrata (oposição, de centro-esquerda) convidou os cidadãos a deixarem aos pés da árvore mensagens pedindo presentes no valor de 83.000 euros.

"Um casaco de chuva, tamanho GG, para o meu cachorro", lê-se em um dos papéis. "Quero um diploma", pede outro, aludindo à suposta corrupção da qual o ensino superior sérvio é famoso.

Com a aproximação das eleições municipais em 2018, o prefeito Sinisa Mali, aliado político do presidente Aleksandar Vucic, disse que seu governo "trabalha há três anos em total transparência".

A empresa que instalou a árvore de Natal concordou em quebrar o contrato, mas anunciou que iria mantê-la como uma contribuição para a decoração natalina.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos