Separatistas iemenitas enviam reforços a Aden

Aden, Iêmen, 29 Jan 2018 (AFP) - Os separatistas do sul do Iêmen enviaram reforços para Aden, segunda maior cidade do país, onde voltaram a enfrentar o exército governamental em combates durante a noite.

Os separatistas enviaram os reforços a partir das províncias de Abyan, no sul, e Marib, no centro do país. Em Abyan, eles enfrentaram unidades governamentais, mas conseguiram prosseguir com o avanço para Aden, informaram à AFP fontes das forças de segurança.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) informou sobre os combates noturnos em Aden.

"Disparos toda a noite em Aden, também com armas pesadas", escreveu no Twitter Alexandre Faite, diretor da delegação do CICV com sede na capital Sanaa.

"Ainda é impossível sair", afirmou sobre as equipes no local, antes de lamentar que, "como sempre, os civis não escapam da violência".

No domingo, as forças separatistas assumiram o controle da sede provisória do governo após confrontos com o exército leal ao governo que deixaram pelo menos 15 mortos e dezenas de feridos, incluindo civis.

O Conselho de Transição do Sul, organização separatista, exigiu a renúncia do primeiro-ministro Ahmed Ben Dagher e do governo, acusados de "corrupção".

O presidente Abd Rabbo Mansur Hadi está refugiado em Riad em consequência da guerra de devasta o país há três anos.

O governo, expulso da capital Sanaa pelos rebeldes huthis apoiados pelo Irã, estabeleceu sua sede em Aden, sul do Iêmen, mas enfrenta desde o ano passado os separatistas sulistas, que foram aliados do presidente Hadi até maio de 2017.

Uma coalizão árabe, liderada por Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, está presente no Iêmen desde março de 2015 para apoiar o governo.

bur-mah/ras/mer/acc/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos