General da Coreia do Norte assistirá encerramento de Jogos de Pyeongchang

Seul, 22 Fev 2018 (AFP) - Um importante general norte-coreano participará, neste final de semana, da cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, onde também estará presente a filha do presidente americano Donald Trump.

Kim Yong Chol, que tem um importante papel no Partido dos Trabalhadores (que governa o país), liderará a delegação de oito membros que visitará o Sul entre sexta-feira e domingo, informou o ministério da Unificação de Seul.

O militar vai comparecer à cerimônia de encerramento dos Jogos de Pyeongchang no domingo.

As Olimpíadas proporcionaram uma chance à diplomacia depois de anos de tensão na península, onde o regime de Pyongyang realizou no ano passado vários testes de armamento e seu líder, Kim Jong Un, trocou insultos e ameaças com o presidente americano.

A agência sul-coreana Yonhap citou a possibilidade de um encontro do presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, com a delegação de Pyongyang durante a viagem.

Ivanka Trump, a filha do presidente americano, não tem nenhuma previsão de contato com os representantes norte-coreanos, informou uma fonte do governo dos Estados Unidos.

A filha de Trump, que vai liderar a delegação americana, chegará a Seul na sexta-feira à noite e vai jantar com o presidente Moon Jae-in na Casa Azul. Durante o fim de semana, ela assistirá diversas competições em Pyeongchang e no domingo à noite estará na cerimônia de encerramento.

De acordo com a fonte do governo, Ivanka Trump, que é "fanática por esportes de inverno", aceitou com entusiasmo a missão solicitada pelo pai.

O vice-presidente Mike Pence compareceu à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.

De acordo com o Departamento de Estado, Pence estava disposto a se reunir com uma delegação de altos funcionários norte-coreanos à margem dos Jogos, mas o breve encontro foi cancelado no último momento por Pyongyang.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos