Topo

Democratas publicam contramemorando sobre ingerência russa

25/02/2018 07h36

Washington, 25 Fev 2018 (AFP) - Os congressistas democratas americanos publicaram neste sábado (24) sua resposta a um polêmico memorando redigido pelos republicanos, no qual acusavam de parcialidade e de abuso de poder a condução da investigação sobre ingerência russa na eleição presidencial de 2016.

"Os oficiais do FBI e do Departamento de Justiça não 'abusaram' do processo da Lei de Vigilância da Inteligência Estrangeira (Fisa, na sigla em inglês), omitiram informação importante, ou obtiveram essa ferramenta vital para espionar a campanha de Trump", defende o texto dos democratas, referindo-se ao processo por meio do qual se obtém mandados de vigilância.

Em seu memorando, que veio à tona no início do mês apesar das objeções do FBI (a Polícia Federal americana) e do Departamento de Justiça (DOJ), os republicanos garantiram que a investigação financiada pelos democratas estimulou o FBI a espionar Carter Page, ex-assistente de campanha do presidente Donald Trump.

"De fato, o DOJ e o FBI teriam sido negligentes em seu dever de proteger o país, se não tivessem buscado um mandado 'Fisa' para fazer uma vigilância temporária de Carter Page, alguém que o FBI classificou como um agente do governo russo", acrescenta o documento democrata.

Trump reagiu no Twitter: "A resposta do memorando democrata sobre os abusos de vigilância governamental é um FIASCO político e legal. Simplesmente confirma todas as coisas terríveis que foram feita. TÃO ILEGAL!".

"Toda esta caças às bruxas é uma vergonha ilegal ... e Obama não fez nada contra a Rússia!", completou.

O porta-voz adjunto republicano Raj Shah classificou o memorando como um "documento político" que está "carregado de acusações não corroboradas" e "não responde às sérias preocupações colocadas" no texto republicano.

A Inteligência americana concluiu que a Rússia tentou influenciar as eleições de 2016 que levaram Trump à Casa Branca, mas o presidente negou, repetidamente, qualquer complô com Moscou.