Justiça tcheca deixa em liberdade o líder curdo da Síria

Praga, 27 Fev 2018 (AFP) - O tribunal de Praga deixou em liberdade nesta terça-feira o líder curdo da Síria Saleh Muslim, detido no sábado e cuja extradição foi solicitada pela Turquia, anunciou seu advogado, Miroslav Krutina.

Segundo ele, Muslim se comprometeu em colaborar com o procedimento de extradição solicitado pela Turquia.

O ex-dirigente do Partido da União Democrática (PYD) foi detido no sábado, em virtude de uma ordem da Interpol tramitada pela Turquia, que o classifica de "chefe de um grupo terrorista".

"Esta é uma decisão de apoio muito claro ao terrorismo", reagiu o porta-voz do governo turco, Bakir Bozdag, assegurando que a liberdade de Saleh Muslim terá "um impacto negativo nas relações entre a Turquia e a República Checa".

Por sua vez, o ministro turco da Justiça, Abdulhamit Gul, chamou a decisão do tribunal checo de "absolutamente inaceitável" e disse que seu governo acompanhará "de perto" o caso.

"Não estamos satisfeitos com esse veredito. Saleh Muslim participou nos últimos anos em ataques terroristas na Turquia", afirmou, por sua vez, o embaixador de Ancara em Praga, Ahmet Necati Bigali.

O juiz Jaroslav Pytloun se negou a comentar sua decisão, que foi comemorada por dezenas de curdos reunidos no lado de fora do tribunal no centro de Praga.

A Turquia já havia iniciado o processo para extraditá-lo, informou o ministério turco da Justiça.

Muslim está exposto em seu país à pena de 30 prisões perpétuas.

Em 2016, a Turquia emitiu uma ordem de prisão por seu suposto envolvimento, que ele nega, em um atentado em Ancara, onde morreram 29 pessoas.

A Turquia considera o PYD uma extensão do PKK, que luta contra o governo turco há três décadas.

O PYD, um movimento político curdo-sírio, é o braço político das Unidades de Proteção do Povo (YPG), a principal milícia curda da Síria, contra a qual a Turquia desatou, em janeiro, uma violenta ofensiva militar no reduto de Afrin, noroeste da Síria.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos