Topo

Sarkozy é interrogado pelo segundo dia por suspeitas de financiamento ilícito

Sarkozy com a ex-primeira dama Carla Bruni - Eric Gaillard/Reuters
Sarkozy com a ex-primeira dama Carla Bruni Imagem: Eric Gaillard/Reuters

21/03/2018 06h02

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy (2007-2012) será interrogado nesta quarta-feira (21), pelo segundo dia consecutivo, sobre o suposto financiamento ilegal de sua campanha eleitoral de 2007 com dinheiro do regime líbio, na época governado por Muamar Khadafi, informaram à "AFP" fontes próximas à investigação.

Sarkozy chegou pouco depois das 08h00 (4h00 de Brasília) ao Escritório Central de Luta contra a Corrupção e as Infrações Financeiras e Fiscais (OCLCIFF) de Nanterre, na região de Paris. O ex-presidente foi detido na manha de terça-feira para ser interrogado e liberado durante a noite.

Leia também:

Sarkozy, 63 anos, pode permanecer em detenção provisória por até 48 horas. Ao final deste período, o ex-presidente pode ser liberado, convocado para uma data posterior ou ter uma audiência com um juiz para um indiciamento formal.

O caso teve início em 2012, quando o jornal Mediapart publicou um documento do ex-diretor do serviço de inteligência da Líbia segundo o qual o regime de Muamar Khadafi aceitou financiar com 50 milhões de euros a campanha presidencial de 2007 de Sarkozy.

Brice Hortefeux, um político ligado a Nicolas Sarkozy e que foi seu ministro do Interior, também foi interrogado na terça-feira até o fim da noite, mas não foi detido.

"Estou depondo em uma audiência livre, as explicações permitirão encerrar uma sucessão de erros e mentiras", escreveu no Twitter.