Topo

Trump insiste que a Coreia do Norte deve eliminar seu arsenal nuclear

24/04/2018 17h06

Washington, 24 Abr 2018 (AFP) -









O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reiterou nesta terça-feira (24) que a Coreia do Norte deve eliminar seu arsenal nuclear, pouco antes de uma reunião histórica com o líder norte-coreano Kim Jong Un.

Durante uma coletiva de imprensa conjunta com seu colega francês, Emmanuel Macron, na Casa Branca, Trump afirmou que sua proposta de desnuclearizar a península coreana "significa que (os norte-coreanos) devem eliminar suas armas nucleares".

No começo do mês, Trump anunciou que cinco lugares estavam sendo considerados para a reunião com Kim, "provavelmente no começo de junho".

"Seria muito fácil para mim fazer um acordo simples e proclamar vitória. Não quero isso. Quero que se desfaçam de suas armas nucleares", acrescentou.

Nesta terça, Trump surpreendeu ao afirmar que Kim tinha lhe parecido ser um homem "muito honroso" em seus contatos anteriores ao encontro histórico.

Kim "realmente foi muito aberto, acho... muito honroso", afirmou o americano.

O mandatário americano ainda procurou se afastar de seus antecessores e garantiu que, caso os diálogos com líderes norte-coreanos não sejam frutíferos, ele vai abandonar a mesa de negociações.

"Ao contrário de governos anteriores, deixarei a mesa. Mas acho que temos a oportunidade de fazer algo muito especial", afirmou.