Topo

Combates violentos entre o regime e uma coalizão curdo-árabe no leste da Síria

29/04/2018 14h37

Beirute, 29 Abr 2018 (AFP) -

Uma coalizão curdo-árabe apoiada por Washington enfrentou neste domingo as forças do regime sírio em combates na região leste do país, que terminaram com seis mortos entre as Forças Democráticas Sírias (FDS), informou a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Os combates acontecem na província de Deir Ezzor, rica em petróleo e que já foi controlada pelo grupo Estado Islâmico (EI), expulso da maior parte da região após várias ofensivas.

As forças do regime conquistaram durante o dia quatro localidades, segundo a agência oficial Sana, mas algumas horas mais tarde as FDS recuperaram o controle de três destas áreas, segundo o OSDH.

Esta província foi alvo de uma disputa entre as forças do regime, apoiadas pela aviação russa, e as FDS, com a ajuda da coalizão internacional liderada por Washington.

O regime de Bashar al-Assad controla atualmente a cidade de Deiz Ezzor, capital da província, mas também toda a margem oeste do Eufrates, enquanto as FDS permanecem na margem leste.

"O objetivo do regime é proteger a cidade de Deir Ezzor, empurrando os combatentes das FDS que se encontram na margem leste", afirmou o OSDH.

Ao mesmo tempo, o regime sírio e os rebeldes alcançaram um acordo para a retirada dos rebeldes de uma zona da periferia sul de Damasco, próxima a um reduto do EI, informou a imprensa estatal.

O anúncio aconteceu no momento em que o regime lidera uma grande operação militar para eliminar os combatentes do EI de seu último reduto na área metropolitana de Damasco, que compreende o campo de refugiados palestinos de Yarmuk.

Os rebeldes do bairro de Yalda, em Damasco, assim como aqueles das localidades de Babila e Beit Sahem, na periferia sul da capital, aceitaram abandonar a região, anunciou a agência oficial Sana.