Topo

Vítimas chilenas de abusos assistem ao Angelus no Vaticano

29/04/2018 12h21

Cidade do Vaticano, 29 Abr 2018 (AFP) -

As três vítimas chilenas de abusos sexuais cometidos pelo padre Fernando Karadima assistiram neste domingo (29) o Angelus do papa Francisco a partir de um balcão do palácio apostólico, local especial para convidados do pontífice.

José Andrés Murillo, James Hamilton e Juan Carlos Cruz se hospedam na residência do Papa dentro do Vaticano, a Casa Santa Marta, desde sexta-feira - ato inédito e público do pontífice para mostrar seu compromisso na luta contra a pedofilia.

Murillo e Hamilton disseram em suas contas no Twitter que conversaram separadamente com Francisco, relatando suas histórias e reiterando o pedido de justiça.

"De maneira muito respeitosa e honesta expressei para ele a importância de entender o abuso como uma abuso de poder", escreveu Murillo.

Já Cruz se reunirá com o papa Francisco neste domingo. O encontro gera muitas expectativas dado que o chileno de 54 anos, jornalista residente nos Estados Unidos, se converteu em um emblema das vítimas de abusos sexuais em todo o mundo, pedindo respeito e crença em seus relatos.

"Muito feliz de ver saírem de suas conversas com o Papa meus queridos amigos Jimmy e José, tranquilos, em paz e sentindo-se muito acolhidos pelo Santo Padre. Obrigado a todos vocês por tanto carinho", tuitou Cruz.

O padre Karadina foi condenado por abuso sexual de menores pela Santa Sede em 2011. Segundo as vítimas, vários bispos, entre eles Juan Barros, atual bispo da cidade de Osorno, no sul do Chile, encobriram os abusos cometidos pelo religioso.

Em uma recente entrevista antes de viajar à Itália, concedida ao jornal espanhol El País, Cruz acusou também o influente cardeal chileno Javier Errazuriz de contar com "grandes redes de desinformação e maldade, e o núncio [Ivo Scapolo] também. São muito maquiavélicos, conseguiram fazer muita maldade e desinformaram o Papa", disse.

Além das vítimas de Karadina, Francisco convocou ao Vaticano para maio os bispos e cardeais chilenos, um gesto drástico.

Em carta pública, o Papa afirmou que tomará medidas após o encontro. Não se exclui que entre elas esteja a substituição de diversas autoridades eclesiásticas para inaugurar uma nova era na igreja chilena, consciente do dano causado à deteriorada imagem da instituição no país latino-americano.