Topo

Europeus farão o possível para proteger os interesses de suas empresas no Irã

09/05/2018 08h06

Paris, 9 Mai 2018 (AFP) - Os países europeus farão "todo o possível para proteger os interesses de suas empresas" no Irã, que poderiam ser expostas a sanções americanas, afirmou uma fonte da presidência francesa, que pediu anonimato.

Ao anunciar na terça-feira a saída de seu país do acordo nuclear assinado com o Irã em 2015, o governo dos Estados Unidos ameaçou adotar sanções contra as empresas estrangeiras que mantém negócios com o Irã. Washington deu um prazo de 90 a 180 dias para o encerramento dos contratos.

Boeing, Airbus e General Electric (GE) podem ser algumas empresas com negócios ameaçados pela decisão do presidente Donald Trump.

Diplomatas franceses afirmaram nesta quarta-feira que esperavam a decisão de Trump, anunciada na terça-feira, apesar dos esforços do presidente Emmanuel Macron para convencer o americano a permanecer no acordo.

"Certamente esta decisão é preocupante, há tensões", disse outro funcionário.

"Será difícil manter o acordo nestas condições, mas faremos todo o possível para encontrar uma maneira de proteger este marco multilateral", completou a fonte.

leb-adp/meb.