Trump e Abe reforçam ser 'imperativo' desmantelar armamento norte-coreano

Washington, 28 Mai 2018 (AFP) - O presidente americano, Donald Trump, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, concordaram nesta segunda-feira (28) em que é "imperativo" desmantelar completamente os programas de armas nucleares e de mísseis balísticos da Coreia do Norte, disse a Casa Branca.

Durante uma conversa por telefone, os dois dirigentes "discutiram os recentes acontecimentos na Coreia do Norte e confirmaram que se reunirão novamente para continuar coordenando a esperada cúpula entre Estados Unidos e Coreia do Norte", assinala um comunicado.

"O presidente e o primeiro-ministro reafirmaram o compartilhado imperativo de conseguir o desmantelamento completo e permanente dos programas de armas nucleares, químicas e biológicas, e o programa de mísseis balísticos".

Funcionários dos Estados Unidos e da Coreia do Norte se reuniram no domingo na zona desmilitarizada da península coreana para preparar uma cúpula entre seus respectivos líderes, no âmbito de um renomado otimismo sobre a realização da reunião Trump-Kim.

A cúpula havia sido colocada em dúvida pela retórica cada vez mais beligerante dos principais funcionários da administração americana e de Pyongyang.

Na quinta-feira, Trump havia anunciado o cancelamento da cúpula de 12 de junho em Singapura com o líder norte-coreano, embora na sexta-feira tenha voltado atrás e se mostrado otimista sobre a realização do encontro.

Ainda existem importantes diferenças entre o que as duas partes esperam alcançar.

Washington exige uma "desnuclearização completa, verificável e irreversível" por parte da Coreia do Norte. Pyongyang declarou que nunca renunciará ao seu arsenal nuclear até que se sinta seguro diante do que considera uma ameaça de agressão americana.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos