Topo

Secretário da ONU elogia acordo 'significativo' para eleições na Líbia

29/05/2018 17h41

Nações Unidas, Estados Unidos, 29 Mai 2018 (AFP) - O secretário-geral da ONU, António Guterres, elogiou nesta terça-feira (29) o acordo alcançado por líderes rivais da Líbia para a realização de eleições, como um "significativo e bem-vindo passo adiante" para a transição política no país.

Quatro poderosos dirigentes líbios, incluindo o primeiro-ministro Fayez al-Sarraj, apoiado pela ONU e pelo chefe militar Khalifa Haftar, concordaram durante uma reunião em Paris trabalhar para a realização de eleições parlamentares e presidenciais em 10 de dezembro.

"A declaração é um significativo e bem-vindo passo adiante na transição política na Líbia", aponta o comunicado emitido horas depois da finalização da reunião.

Na conferência internacional participaram o presidente da Câmara de Representantes, Aguila Salah Issa, e o do Conselho de Estado, Jaled Al Mishri.

Os quatro líderes, que não representam todas as facções rivais, asseguraram estar dispostos a "aceitar os resultados das eleições e a garantir os fundos apropriados e estritas medidas de segurança" para a celebração das eleições.

A Líbia continua imersa no caos sete anos depois da queda de Muamar Kadafi. O país está dividido em zonas de influência de diferentes caciques, além dos extremistas.