PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Jogadores de basquete sul-coreanos visitam norte em novo gesto diplomático

03/07/2018 17h34

Pyongyang, 3 Jul 2018 (AFP) - Uma delegação sul-coreana de alto nível, que inclui vários jogadores de basquete, esporte favorito do dirigente norte-coreano Kim Jong Un, chegou na terça-feira (3) a Pyongyang, como último ato da diplomacia esportiva implantada na península coreana.

O ministro da Unificação, Cho Myoung-gyon, lidera esta delegação de 50 esportistas, na primeira visita a Pyongyang de uma autoridade sul-coreana desde a cúpula entre Kim e o presidente americano, Donald Trump, em 12 de junho, em Singapura.

"Estamos orgulhosos de que o esporte tome a iniciativa da abertura (...) rumo à paz", afirmou o vice-ministro norte-coreano de Esportes, Won Kil-u, ao receber o grupo no aeroporto de Sunan de Pyongyang, segundo a imprensa sul-coreana.

A cooperação esportiva entre as duas Coreias, ainda tecnicamente em guerra desde o conflito bélico de 1950-53, é o catalizador da distensão atual, com o Norte enviado uma delegação de esportistas em fevereiro passado à Coreia do Sul para os Jogos Olímpicos de Inverno (boreal).

As duas Coreias anunciaram recentemente equipes conjuntas em remo, canoagem e basquete feminino nos próximos Jogos Asiáticos (18 agosto-2 setembro) na Indonésia.

ckp/ev/dlo/iga/eg/mvv

HYUNDAI MOTOR

Internacional