PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Papa nomeia diretor de TV como chefe da Comunicação do Vaticano

05/07/2018 12h03

Cidade do Vaticano, 5 Jul 2018 (AFP) - O papa Francisco nomeou o diretor de um canal de televisão italiano como prefeito da Secretaria de Comunicação do Vaticano, informou a Santa Sé nesta quinta-feira.

O jornalista Paolo Ruffini, de 61 anos, casado, diretor por quatro anos do canal de televisão da Conferência Episcopal Italiana, TV2000, é o primeiro leigo a ocupar uma posição tão estratégica, a de coordenação de todos os veículos da Santa Sé.

Nascido em Palermo, Ruffini tem uma longa carreira de quase 40 anos na mídia, tanto na impressa quanto no rádio e na televisão.

Ruffini substitui o padre Dario Viganó, que renunciou em março passado após o escândalo causado por ter manipulado uma carta do papa emérito Bento XVI.

O novo prefeito, que pela primeira vez não é sacerdote, recebeu vários prêmios de jornalismo e participou de conferências sobre o papel dos cristãos na informação e na "ética da comunicação".

Ruffini deverá avançar na reforma dos meios de comunicação iniciada por Viganó e fortalecer o lançamento do portal em seis línguas (www.vaticannews.va) que reúne a Rádio Vaticano, a televisão do Vaticano, o jornal Osservatore Romano, as redes sociais do papa e até a editora da Santa Sé.

A Secretaria de Comunicação foi elevada ao posto de "dicastério", ou seja, de ministério, em fevereiro passado. A assessoria de imprensa do Vaticano também está sob sua responsabilidade.

bur-kv/age/mr

Internacional